Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

1 – A BM Autolocadora possui loja no aeroporto?
A BM Autolocadora está situada na região do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Os clientes podem optar em retirar ou devolver os veículos no aeroporto ou na loja, sem nenhum custo adicional, basta informar ao efetuar a reserva.

2 – Como é feito o atendimento no aeroporto?
Quando a retirada ocorrer em horário comercial e o cliente envia antecipadamente suas informações cadastrais, CNH e informa os dados do vôo, um funcionário estará aguardando no desembarque e o veículo é entregue no aeroporto.
Caso contrário, bastará nos ligar ao desembarcar que em poucos minutos será feito o atendimento.

3 – O que é necessário para alugar um carro?
Ser maior de 21 anos.
Apresentar CNH válida e definitiva.
Apresentar cartão de crédito válido com emissão bancária em nome do locatário para realizarmos a pré-autorização da locação.
Todos os documentos precisam ser originais.

4 – Consigo alugar com a CNH vencida ou que irá vencer em breve?
O Código de Trânsito Nacional estabelece que o condutor tem o prazo de tolerância de 30 dias a contar da data de vencimento para obter a renovação de CNH, então se a locação coincidir com este prazo de tolerância, não haverá problema em utilizar a antiga CNH.

5 – O que é caução no cartão de crédito?
É o lançamento da pré-autorização efetuado no cartão de crédito, ou seja, uma retenção de limite mantida até a devolução do veículo locado.

6 – Quando a locadora faz a caução?
Normalmente é feita um dia antes da retirada do veículo.

7 – Se eu não tiver o cartão de crédito em meu nome com emissão bancária consigo alugar?
Neste caso o locatário deverá apresentar um responsável financeiro da locação, que por uma taxa única a locadora aceita o cartão de crédito válido com emissão bancária de outra pessoa que não possui CNH ou não conduzirá o veículo locado, sendo fundamental que esta pessoa esteja presente no momento da retirada para os tramites cadastrais.

8 – O que é Central de Reservas BM Autolocadora?
A Central de Reservas BM Autolocadora é um moderno e poderoso software de gestão da frota e das reservas, que administra os contratos, as disponibilidades, as reservas e a frota. O cliente pode efetuar a consulta on-line, fazer cotação, verificar disponibilidades de grupos para o período desejado, fazer o check-in on-line. Por outro lado, se a reserva for para um prazo de atendimento inferior a 48h do atendimento, ou se cliente prefere um atendimento pessoal, poderá fazer a consulta e a reserva pelo meio tradicional, pelo e-mail reservas@bmveiculos.com ou telefone (51) 3337.0700. É simples, rápido e eficiente.

9 – O que é overbooking?
Overbooking é praticado por algumas locadoras de veículos, companhias aéreas e hotéis, que aceitam reservas acima do volume de oferta disponível, isto porque consideram a ocorrência de no-show.
A Central de Reservas BM Autolocadora não trabalha com overbooking, ou seja, só disponibiliza e aceita reservas de veículos que estão programados de estar disponíveis.

10 – O que é no-show?
Quando um cliente faz a reserva, a locadora bloqueia um veículo para efetuar o atendimento. Em caso de desistência da reserva, a locadora solicita que seja avisada com 24h de antecedência, sem gerar nenhum custo para o cliente.
O cliente no-show é todo aquele possuidor de reserva que não se apresenta para retirar o veículo, e não informa a locadora acerca da desistência. Neste caso é efetuada a cobrança equivalente a uma diária, isto porque o veículo ficou bloqueado e deixou de ser locado para outro cliente.

11 – Quais são as formas de pagamento?
O pagamento pode ser feito mediante depósito, cartão de débito, cartão de crédito, ou em dinheiro. Para empresas, existe a possibilidade de fazer faturamento, mediante aprovação prévia de cadastro.

12 – Os veículos da BM Autolocadora são revisados?
A frota é constantemente atualizada, e é seguido o plano de manutenção e revisões preventivas informadas pelos fabricantes. Fora do período de revisão, os funcionários da área de operações fazem o controle de qualidade a cada retirada e devolução dos veículos, com o registro de toda e qualquer ocorrência.

13 – O veículo alugado possui alguma cobertura ou seguro ?
Em todos os Contratos de Locação os veículos locados possuem proteção parcial inclusa para danos materiais com co-participação obrigatória, que é limitação da responsabilidade do locatário por danos ocasionados no veículo decorrentes de colisão, furto, roubo, incêndio ou perda total, isentando o locatário do pagamento dos valores que superar sua co-participação obrigatória.

14 – Os ocupantes dos veículos locados possuem cobertura ou seguro ?
O motorista e demais ocupantes do veículo locado, possuem proteção de danos pessoais no caso de acidente, do seguro obrigatório do veículo DPVAT, de acordo com as normas das seguradoras e até o limite de cobertura estabelecido pelas autoridades.

15 – Os contratos de locação tem seguro de terceiros ?
Opcionalmente o locatário poderá contratar cobertura de danos pessoais e/ou materiais a terceiros.

16 – O veículo locado tem Assistência 24h ?
Opcionalmente o locatário poderá contratar cobertura de Assistência 24h, que é um serviço de atendimento a situações de emergência válido em todo território nacional, como por exemplo, pneu furado, falta de combustível, sinistro, pane mecânica, perda de chave e etc.

17 – Veículo alugado pode receber multa de trânsito?
Sim, independentemente se o veículo é de locadora ou particular o que define o recebimento de uma infração de trânsito é o não cumprimento das regras de trânsito.

18 – Como saberei se recebi uma infração de trânsito no período de minha locação?
Através do contrato de locação, que define o período de utilização do veículo, conseguimos identificar o cliente responsável pelo veículo na data e horário da multa. Desta forma, a locadora segue com os trâmites de indicação de condutor ao Detran, efetuar a cobrança do locatário, e após, notifica o cliente.

19 – Quem deve realizar a indicação de condutor ao Detran?
A locadora, por ser a proprietária do veículo locado, é a responsável em realizar a indicação de condutor no prazo pré-estabelecido pelo Detran para cada auto de infração. Diante desta obrigação, nosso contrato de locação está respaldado por uma procuração de multas para procedermos com este trâmite.

20 – Quando o contrato de locação possui condutores adicionais, quem é indicado em caso de infrações de trânsito?
Concedemos a permissão ao locatário que autorize outros condutores à condução do veículo locado, sendo o responsável principal para tudo o que decorrer no contrato de locação, inclusive multa de trânsito que será automaticamente indicada em seu nome, conforme rege procuração de multas em contrato de locação.

21 – Como são cobradas as infrações de trânsito?
A cobrança ocorre do cartão de crédito apresentado na retirada do veículo para pré-autorização e garantia de extras.

22 – Recebi uma fatura e boleto de cobrança de uma infração de trânsito, por quê?
O cartão de crédito apresentado na retirada do veículo é a primeira opção de cobrança quando ocorre uma infração de trânsito, no entanto, caso nossa equipe financeira não obtenha sucesso na tentativa de cobrança, automaticamente nosso sistema emitirá um boleto de cobrança que será direcionado ao endereço de cadastro do cliente.

23 – Ainda tenho dúvidas sobre multa de trânsito decorrente de minha locação, a quem devo recorrer?
Basta contatar a locadora de segunda a sexta-feira em horário comercial.

24 – Preciso alugar um GPS, como faço?
Contate nossa Central de Reservas 24 horas através do fone (51) 3337.0700 e consulte a disponibilidade com nossos atendentes.

25 – Preciso transportar criança(s) consigo alugar cadeirinha de bebê ou assento de elevação?
A lei determina que crianças até sete anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro, em dispositivos de retenção. Contate nossa Central de Reservas 24 horas através do fone (51) 3337.0700 e consulte a disponibilidade deste acessório para o período desejado.

26 – Posso devolver o veículo em um local diferente da que eu retirei?
Sim, porém mediante consulta antecipada e acordo de taxa de devolução. Consulte nossa central de reservas fone (51) 3337.0700.

27 – Posso utilizar o veículo fora do território nacional?
Mediante determinadas condições os veículos podem transitar pelo Mercosul, porém desde que a locadora seja consultada previamente em tempo de conceder tal autorização, e que sejam obtidas pela locadora as liberações necessárias e obrigatórias para atravessar a fronteira, inclusive, mas não se limitando, o serviço consular, Carta Verde, coberturas e proteções do veículo, visto que em condições normais tem validade apenas em território nacional.

28 – Por quanto tempo minha reserva fica garantida caso ocorra atraso da previsão de retirada?
Se você pretende antecipar ou atrasar a retirada de veículo, basta informar a locadora para alterar a reserva. Caso não se tenha nenhum aviso prévio, aguardamos até 1 (uma) hora, antes do sistema cancelar (considerado no-show). Por outro lado, caso o cliente tenha enviado o cadastro e dados do vôo em sua reserva, sempre aguardamos.

30 – Preciso devolver o veículo com tanque cheio?
O cliente recebe o veículo com o tanque cheio e ao devolvê-lo precisa estar cheio também. Caso contrário, a locadora completa o tanque e efetua a cobrança pela quantidade de combustível abastecida porém pelo preço do litro de combustível informado no balcão e contrato de locação.

31 – O que representa uma diária?
A partir da data e horário de retirada do veículo (informação no contrato de locação), contamos 24 horas, este período corresponde a uma diária.

32 – Hora extra, quanto custa e como é cobrada?
A hora extra corresponde a 1/5 (um quinto) do valor da diária contratada.
Como concedemos 1 (uma) hora extra de cortesia, a cobrança começará a ocorrer a partir da 2ª hora extra. Caso a devolução ocorra a partir de 6 horas extras, como o valor de cada hora extra corresponde a 1/5 (um quinto) do valor da diária contratada, automaticamente o sistema cobrará uma nova diária.